domingo, 18 de julho de 2010

Reuinião aprova plano de camapanha da chpa pela qual a juventude tem um representante

Yago Sales
Secretario de comunicação


Eram 19 horas da noite, quando começaram a chegar os convidados para a apresentação da chapa do PCdoB, em Goiânia. Na reunião foi mostrado em slide o trabalho ardo do candidato a deputado federal, Fabio Tokaski, quem não o conhecia se impressionou, quando viram as tarefas em que Fabio Tokaski vê participando e idealizando, desde o movimento estudantil quando lutou contra a ditadura até suas lutas atuais.
Foram discutidas diversas formas de campanha para que a chapa do PCdoB vença o pleito que varia de entrega de material por parte dos apoiadores, fazer reunião com familiares e amigos, participar de passeatas e carretas. Quem esteve presente puderam oferecer propostas para colaborar para o bom êxito da campanha eleitoral.

AUTORIDADES

Estiveram presentes na reunião cerca de 140 pessoas, dentre elas vários políticos do estado de Goiás, também se fez presente o deputado estadual Aldo Arantes, um dos maiores da política goiana. Aldo enfatizou a importância da reunião “Acho que é um inicio importante, porque foi uma oportunidade de reunir um número grande de pessoas, representativas de diversos segmentos da sociedade goiana jovens, mulheres, trabalhadores, pessoas empresariais, pessoas de liderança que manifesta apoio à candidatura do Fabio nosso candidato e aos deputados federais, portanto fortalecendo os projetos do PCdoB”, disse o deputado. O representante da juventude na chapa, candidato a deputado estadual, Horacio José diz que vai lutar pela democracia dentro da escola, e evitar que reine nas escolas diretores que acham que


mandam na instituição, diretores eleitos pelos próprios professores, afirma Horacio. Luiz Carlos Horro, secretario municipal de esporte e lazer da capital, defende a candidatura de Fabio Tokaski, como uma maior defesa para os estudantes poderem se manifestar politicamente, melhoramento da cultura e muito mais. O presidente da fundação dos anistiados do estado de Goiás, Helio Cabral, discorreu sobre a importância da candidatura de Horacio José, representando a juventude do estado de Goiás, “ No meu tempo nós elegemos um deputado estadual, é muito importante ter um representante na câmara, agora é toda a juventude arregaçar a manga e ir à luta”, conclui. Confiante, Fabio diz “a expectativa é sim de uma campanha vitoriosa, estimulando a participação da juventude dos trabalhadores, das mulheres” afirma. A reportagem pergunta ao candidato a deputado federal qual a posição dele enquanto a possível lei para diminuição da maioridade penal, ele disse que a diminuição da maioridade penal é um caminho fácil para as classes dominantes, elas querem reduzir a idade penal para dizer não ao sistema de educação de qualidade, e investimento redobrado em cadeia pública e policia’’ afirma. Indagado sobre a importância da candidatura de Horacio Jose, Fabio Tokaski diz, “A candidatura de Horacio é caracterizado, por fazer presente no espaço publico de poder a expressão viva e concreta de um jovem que é estudante. Ele é um jovem de liderança, que tem a capacidade de interpretar o sentimento da juventude, ele é um jovem que já tem uma trajetória na luta política, a candidatura de Horacio tem o papel de representar a juventude”.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Goiás e o Movimento...

O estado de Goiás vive um cenário, os movimentos sociais voltaram a se articular e ser organizar. Neste ano tivemos alguns atos de grande importância para a consolidação da democracia em nosso país.

O sindicato dos vigilantes colocaram duas mil pessoas nas ruas reivindicando salário digno e melhores condições de trabalho. Sinte-go sindicato dos trabalhadores da rede de educação de Goiás paralisaram um dia fazendo uma manifestação em defesa do piso salarial dos professores. Ocorreram varias coisas, mas o fato mais marcante se realizou no dia 24de março, as Gloriosas entidades estudantis União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e União Goiana dos Estudantes Secundaristas colocaram cerca de 3.500 estudantes nas ruas da maravilhosa capital goiana, dizendo e defendendo que o Pré Sal é do povo brasileiro e que os estudantes querem 50% do fundo social para investimentos na Educação.


As forças progressistas ganham mais espaço a cada dia que se passa, os cidadãos perceberam que só através da mobilização que iremos conquistar grandes avanços em todos os sentidos.
Os setores conservadores de nossa sociedade irão vim com tudo para a disputa dos espaços no parlamento,forças comprometidas com o povo tem que estar preparada, unida e com o discurso magnífico. Temos que aumentar nosso coeficiente nas Assembléias Legislativas, Câmara dos Deputados, Senado, Governos e Presidência que é o mais importante no momento.

Existem para nosso país dois projetos visíveis, de um lado o projeto da grande massa de nossa população que quer o aprofundamento das mudanças, construção de um Brasil rico com desenvolvimento e distribuição de renda, o outro lado formado por uma minoria que perdeu o poder, mas que quer voltar e destruir tudo que foi construído e conquistado no governo Lula.
A luta de quem quer construir um Brasil socialista não vai ser fácil, por isso que partidos como PCdoB e organizações como a UJS se preparam desde agora, fazendo debates e discussões sobre o momento político que vivemos.

Estamos no caminho certo e em breve colheremos os frutos de nossa acumulação de força e construção de um país socialista. Seremos vitoriosos.



Saudações Socialistas!!!
Horácio José - Estudante Secundarista
Vice - Presidente da UJS/GO

quarta-feira, 7 de julho de 2010

André Tokarski: UJS com Dilma pra ser muito mais Brasil!


André Tokarski, presidente nacional da UJS, faz neste artigo um breve balanço do vitorioso processo do 15º Congresso e fala dos desafios da juventude para conquistar o aprofundamento das mudanças nas eleições de outubro. Com muito otimismo e disposição para a luta, mais de 1500 militantes da União da Juventude Socialista ocuparam, entre os dias 17 e 20 de junho, as dependências do Centro de Convenções de Salvador/BA para a realização do 15º Congresso Nacional da UJS.

O Congresso é resultado de um grande processo de mobilização e debate que contagiou os quatro cantos do país. Foram mais de quatro meses de muita divulgação das nossas idéias em passeatas, plenárias, nas praças e nas ruas do Brasil.

Realizamos nesse período 27 Congressos Estaduais e mais de 300 Congressos municipais, que mobilizaram cerca de 100 mil filiados, resultando em mais de 50 mil participantes na Rede UJS.

Ousadia para inovar e para aprofundar as mudanças no Brasil. Essa foi a marca do congresso. Inovamos ao criar uma Rede Social própria, que já nasce com mais de 50 mil cadastrados e mais de dois mil perfis ativados. Uma ferramenta de organização interna e de mobilização política da juventude na importante trincheira do mundo virtual. Nosso Congresso foi transmitido ao vivo pelo sítio da UJS (www.ujs.org.br), nos principais debates e plenárias estavam conectados mais de mil pessoas, do Brasil e do mundo. Entre um debate e outro, rolava sempre um "free style" com a rapaziada do hip-hop. Com mais de 20 computadores plugados na internet a galera passava o recado do que estava rolando no Congresso para seus amigos do Orkut, do twitter e da Rede UJS.

O Congresso inovou também ao realizar a 1ª Mostra Científica da UJS. Duas dezenas de trabalhos nas mais variadas áreas foram apresentados e, no final, foi constituído o coletivo nacional de Jovens Cientistas da UJS.

Um dos objetivos do Congresso era eleger a nova Direção Nacional da UJS. Marcamos um belo gol de placa nesse quesito: somos ao total um coletivo dirigente com 79 membros titulares e 12 suplentes, com mais de 35% de mulheres e uma média de idade de 24 anos. Participam da nova Direção representantes dos 27 estados brasileiros, jovens lideranças que atuam nas mais variadas frentes: trabalhadores, como o Thiago Santana, de Minas Gerais, que é operador de telemarketing e diretor do Sinttel-MG (Sindicato dos trabalhadores em telefonia de MG); lideranças do movimento estudantil, como Augusto Chagas, presidente da UNE, e Yan Evanovich, presidente da UBES; jovens mulheres e cientistas, entre elas Elisângela Lizardo, presidente da ANPG – Associação Nacional dos Pós-graduandos- e mestranda na PUC-SP, e Luisa Barbosa, doutoranda em História na UFRJ. Também joga nesse time a jovem Deputada Federal Manuela D´ávila (PCdoB-RS), que além der ser uma grande parlamentar é membro da nova Direção Nacional da UJS. Nas direções estaduais, 11 mulheres presidem nossa organização. É com essa seleção que vamos mobilizar toda a juventude para jogar no time do aprofundamento das mudanças no Brasil.

Saímos desse 15º Congresso mais conectados com a juventude, pois reunimos na UJS ao mesmo tempo diversidade e unidade. O papel fundamental que queremos cumprir é o de canalizar toda rebeldia da juventude para transformar em mobilizações amplas e politizadas, em defesa do Brasil e do socialismo.
Reunimos hoje jovens de várias frentes de atuação: meio-ambiente, LGBT, jovens trabalhadores, do movimento estudantil, hip-hop, entre outras, mas mesmo nessa diversidade de pautas e bandeiras não perdemos o ponto chave que nos unifica, que é a luta em defesa do Brasil e do socialismo.

A UJS está se preparando para avançar junto como esse novo ciclo político iniciado com o Governo Lula. Está pronta para crescer ainda mais, para aproveitar todas as oportunidades que esse momento oferece. O Brasil tem hoje mais de 50 milhões de jovens. É ilusão pensar um processo de mudanças sem a participação ativa da juventude e a UJS estará liderando esse processo.

A ideia-força do Congresso é de que é preciso transformar todo otimismo que toma conta do Brasil em capacidade de luta e mobilização. Nunca vivemos um período em que o Brasil tivesse tantas possibilidades de dar certo e queremos aproveitar todas elas. Nesse sentido, aprovamos como bandeiras prioritárias: a luta pela destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, o esforço para construir um grande legado esportivo para a juventude relacionado à realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas e a construção de um sistema nacional de juventude, que passe pela aprovação de projetos que consolidam as Políticas Públicas de Juventude como políticas de Estado.

A UJS tem um grande compromisso com o Brasil e com o futuro da juventude, por isso, aprovamos por unanimidade o apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Para que os ventos continuem a soprar na direção do aprofundamento das mudanças, levaremos aos quatro cantos do país a bandeira da eleição de Dilma para a Presidência da República. Nos oito anos de governo Lula a juventude reencontrou a esperança de viver num país que pode dar certo. Milhões de empregos foram criados, o Prouni possibilitou o acesso à universidade a milhares de jovens que já tinham abandonado esse sonho, e a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil são conquistas que podem transformar o esporte numa grande ferramenta de oportunidades para a juventude.

Para nós, eleger Dilma significa renovar essa esperança na certeza de que podemos conquistar ainda mais. Vamos impedir o retrocesso e derrotar José Serra, o "Exterminador do futuro" da juventude. A UJS com seus mais de 100 mil filiados espalhados no Brasil não medirá esforços para enfrentar essa batalha e temos a convicção que seremos vitoriosos.

André Tokarski, 26 anos, é Presidente da União da Juventude Socialista e publica seus artigos também no blog http://juventudenarede.wordpress.com

Com otimismo, maturidade e energia baiana, UJS dá início ao seu 15° Congresso Nacional


Completando 25 anos -um quarto de século na construção de ideias, sonhos e lutas-, a UJS deu início nesta quinta-feira (17) ao seu Congresso Nacional, em Salvador, retornando à terra de seu patrono, o poeta Castro Alves

Diversas delegações já chegaram ao Centro de Convenções da capital baiana e muitas outras ainda estão por chegar. Cerca de 2 mil jovens socialistas devem participar, até o domingo, dos debates, atos políticos e atividade culturais.

O presidente da entidade, Marcelo Gavião, abriu o Congresso a partir de um balanço da conjuntura política. Para ele, a mensagem central que todos os presentes devem carregar é “transformar o otimismo e o patriotismo dos brasileiros em força de mobilização”.


Gavião destacou ainda o papel que a UJS joga em diversas conquistas para a juventude, citando a recente vitória dos estudantes na luta dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. “Semana passada, o Senado aprovou a reivindicação dos 50% do pré-sal. Essa bandeira foi levantada pela UNE, UBES e ANPG e contou com grande mobilização de toda a militância da UJS”, disse.
A abertura do Congresso Nacional da UJS foi marcada pela ampla participação dos movimentos sociais. Estiveram presentes UNE, UBES, UBM, CONAM, Nação Brasil Hip Hop, CUFA, MST, E-Jovem, CTB, OCLAE, ANPG, UNEGRO, CUCA e a Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD).

Delegações de todo Brasil

O auditório Iemanjá do Centro de Convenções de Salvador esteve lotado durante o ato de abertura. Presentes, além dos anfitriões baianos, estavam as delegações do Amazonas, Acre, Piauí, Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará. Os goianos chamaram a atenção ao adentrar a sala ao som de instrumentos regionais, batuques e a irreverência característica da juventude.
A eles irão se juntar os militantes de outros estados que, até o fim do dia, serão um pouco como os portugueses de mais de 500 anos atrás, aportando em terras baianas para iniciar os contornos de uma nova nação. Dessa vez, porém, com anseios populares, com a cara dos jovens.

Unidade na diversidade

Dentre os vários representantes de entidades dos movimentos sociais que saudaram os delegados do Congresso, um deles representava a ampliação de lutas e conquistas necessárias à entidade nesses 25 anos: o representante do E-Jovem, artisticamente conhecido com Loren Beauty. Loren é o primeiro membro do segmento LGBT a presidir a UJS de sua cidade, Campinas. “Me junto à UJS para lutar contra a homofobia que ainda é grande dentro das instituições de ensino, por parte de professores e alunos, nas escolas e nas universidades”, disse.
A fala de Loren, como um catalisador dos sentimentos trazidos por congressistas e convidados do 15o Congresso Nacional da UJS, foi um exemplo de que a construção da unidade pela diversidade, no momento histórico e contagiante em que se encontra o Brasil, será capaz de assegurar avanços por muito tempo desacreditados. Até o encerramento do Congresso, no dia 20, os jovens brasileiros reunidos na Bahia prometem redescobrir um pouco do seu país e reescrever a sua história, de forma muito diferente daquela dos colonizadores, para os próximos 500 anos.

Rafael Minoro
André Bahia